Direito e Cinema

Descrição do projeto

A pesquisa interdisciplinar ocorre quando a colaboração entre várias disciplinas conduz a interações, isto é, a uma certa reciprocidade de intercâmbios, de tal forma que, no final do processo interativo, cada disciplina saia enriquecida, podendo gerar a criação de uma nova disciplina interdisciplinar. Seria o caso do projeto de extensão Direito e Cinema.

A proposta é identificar nas obras cinematográficas, não apenas o ponto de vista de exemplificação de uma determinada situação, mas também ser um veículo instrucional do conteúdo programático da disciplina, despertar uma consciência humanística e revelar a amplitude significativa do objeto de estudo/trabalho.

Proposta de organização da atividade

A metodologia proposta prevê a exibição de filmes orientados, proposições de teses/problemas e após debates mediados, com a seguinte divisão:

• Reuniões, análise, estudo e escolha dos filmes a serem exibidos;
• Exibição dos filmes;
• Associação dos conhecimentos jurídicos aos fatos narrados no vídeo;
• Escolha dos convidados pesquisadores;
• divulgação e exibição dos filmes e seus respectivos debates, por meio de cartazes e internet;
• Organização e a montagem do evento;
• Uso de Questionário de avaliação do público-alvo.

Encontros

Os encontros serão mensais, em horário a ser estabelecido, e com duração máxima de 4 horas.

Os encontros serão conduzidos por um mediador, normalmente professor da IES e/ou convidado que fará uma apresentação do filme e tema a ser debatido, apresentando a questão a ser enfrentada no encontro.

30 Vagas

Participação dos discentes

A participação no projeto para os discentes poderá contará como horas atividades complementares, mediante apresentação do certificado de participação.

Será expedido certificado ao participante que atender aos requisitos:

a) participação de no mínimo 75% (setenta e cinco) por cento da carga horária.

Participação da comunidade

Ao participante da comunidade será entregue certificado de participação.