CURSO DE DIREITO FALIMENTAR E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

Nos dias 18,19,20 e 21 de junho de 2024, a Faculdade Pan receberá o Desembargador do TJSP, Dr. Ricardo Negrão para ministrar o curso de Direito Falimentar e Recuperação de Empresas.
O curso visa proporcionar aos participantes conhecimentos do Direito Falimentar utilizados no exercício profissional, compreendendo a caracterização da atividade empresarial, os pressupostos falimentares, a ideia da recuperação no Brasil e no cenário internacional, bem como os aspectos processuais enfrentados diuturnamente, as questões jurisprudenciais e os institutos mais importantes.
O referido curso acontecerá no horário das 19h20 às 21h40 nas instalações da Faculdade Pan, situada na Rua Marechal Floriano, 886 – Centro- Curitiba
Os participantes receberão seus certificados pela Faculdade Pan.
Investimento:

Comunidade: R$250,00
Convênios: Apajud/Emap/Esmafe PR/Ematra PR/ Fempar: R$150,00
Estudantes de Graduação de Direito: R$100,00
Alunos da Faculdade Pan: Gratuito

Clique aqui para fazer sua inscrição:

Os participantes receberão seus certificados pela Faculdade Pan.
Investimento:

Comunidade: R$250,00
Convênios: Apajud/Emap/Esmafe PR/Ematra PR/ Fempar: R$150,00
Estudantes de Graduação de Direito: R$100,00
Alunos da Faculdade Pan: Gratuito

Clique aqui para fazer sua inscrição:

Serão quatro encontros (18,19,20 e 21 de junho de 2024), com o seguinte conteúdo programático:

1.Teoria Geral do Direito Falimentar:
1.1.Breve histórico

4.6.Meios com predominância sobre o perfil corporativo da empresa

5.Processo Judicial ordinário
5.1.Fase do pedido
5.2.Fase do plano. Apresentação, processamento e modalidades.
5.3.Fase de concessão e cumprimento

6.Convolação da recuperação em falência: causas e efeitos.

7.Plano especial de recuperação judicial: requisitos e distinções

8.Recuperação extrajudicial

9.Caracterização e pressupostos do estado falimentar

10.Recuperação simultânea e pedido de consolidação de empresas em recuperação.

11.Os sistemas de caracterização do estado falimentar. A autofalência

12.A sentença falimentar

13.Efeitos jurídicos da sentença falimentar
13.1.Em relação aos credores
13.2.Em relação ao falido, administradores e liquidantes
13.3.Em relação aos bens
13.4.Em relação aos contratos

14.Administração falimentar

15.Arrecadação de bens

16.Ações Revocatórias

Mini Currículo Coordenador do Curso
Desembargador Ricardo José Negrão Nogueira

Atividades Profissionais
Presidente do Grupo de Câmaras de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (2023)

Formação Acadêmica
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-Campinas Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP

Atividades Acadêmicas
Professor universitários em diversas instituições de ensino superior, tendo exercido a atividade em Cursos de Graduação até 2002. Atualmente participa todo ano de seminários, palestras, congressos, painéis e cursos em diversas instituições sem vínculo acadêmico.
Convidado em 2023 para ministrar em Cursos de Pós-graduação na Escola Superior da Magistratura Paulista e na Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Obras individuais publicadas com o Selo Saraiva:
1.A eficiência do Processo Judicial na recuperação de empresa (1ª ed., 2010) Curso de Direito Comercial e de Empresa
2.Vol. 1 – Teoria Geral da Empresa e Direito Societário (20ª ed. 2024)
3.Vol. 2 – Títulos de Crédito e Contratos Empresariais (13ª ed. 2024)
4.Vol. 3 – Recuperação de Empresas, Falência e Procedimentos Concursais Administrativos (18ª ed. 2024)
5.Falência e Recuperação de Empresas – Aspectos objetivos da Lei n. 11.101/2005 (7ª ed. 2022)
6. Manual de Direito Empresarial (14ª ed. 2024)
7. Preservação da Empresa (1ª ed., 2019