CIDADANIA EM FOCO: PARLAMENTO UNIVERSITÁRIO PROMOVE EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA AOS ESTUDANTES

De 17 a 25 de julho de 2025 estudantes da Faculdade PAN participaram de uma vivência cívica transformadora por meio do Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), projeto que simula o funcionamento do Poder Legislativo com a participação ativa dos acadêmicos. A atividade proporcionou aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática o processo de criação de leis, debate de pautas sociais e construção do pensamento crítico, fortalecendo o protagonismo estudantil.

Durante a programação, os alunos assumiram os papeis de deputados e deputadas, formando bancadas temáticas, propondo projetos de lei e debatendo questões relevantes para a sociedade contemporânea, como educação pública, sustentabilidade, equidade de gênero e segurança digital. A iniciativa foi orientada por professores das áreas de Direito, Ciências Sociais e Comunicação, que atuaram como mentores no processo de elaboração legislativa.

O projeto Parlamento Universitário reforça a importância do ensino superior como espaço formador de cidadãos conscientes e atuantes, com a expectativa de análise de mais de 100 proposições. A programação incluiu ainda a eleição da Mesa Executiva e do Governador universitário, além da instalação das comissões temáticas. 

A professora Tania, que acompanhou os alunos da Faculdade PAN durante o evento, destacou o acolhimento da equipe da Escola do Legislativo e o impacto pessoal da experiência: “Realmente foi muito gratificante ver os alunos crescerem durante esses dias, não só com conhecimento científico, mas crescimento humano, em solidariedade e fraternidade.” Segundo ela, a imersão no ambiente legislativo proporcionou vínculos que vão além da sala de aula, promovendo uma verdadeira transformação no olhar dos estudantes sobre o papel da política.

Esse sentimento é reforçado pela aluna Carla Souza, que participou da edição 2025: “Participar do Parlamento Universitário foi mais do que uma experiência acadêmica, foi um exercício prático e profundo de cidadania e de aprimoramento político.” Para ela, o projeto revelou a importância da escuta, da pluralidade e da coragem ética para representar o coletivo, reforçando a necessidade de respeito às diferenças e sensibilidade às vulnerabilidades sociais.

O aluno Romildo de Souza Fonseca, também compartilhou a relevância da iniciativa em sua trajetória: “Foi uma vivência completa e transformadora. O conhecimento adquirido foi impressionante, com um conteúdo de alto nível intelectual. Nem eu imaginava que seria tão enriquecedor.” Ele destacou ainda o aprofundamento no Direito Constitucional e o contato com a prática da vida parlamentar como pontos altos da experiência.

A Faculdade PAN celebra com orgulho a participação de seus estudantes no Parlamento Universitário, reafirmando seu compromisso com uma educação que vai além da teoria: que forma cidadãos conscientes, éticos e preparados para atuar com responsabilidade nas transformações sociais e políticas do país. Iniciativas como essa são fundamentais para cultivar o protagonismo jovem e fortalecer, na prática, os valores democráticos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Faculdade PAN

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