Administração - ead

Curso autorizado conforme Portaria MEC Nº 590, de 14 de abril de 2022. Publicado em: Publicado em: 18/04/2022 | Edição: 73 | Seção:1 | Página: 152.

Clique aqui para ver o Diário Oficial.

Administração - ead

Curso autorizado conforme Portaria MEC Nº 590, de 14 de abril de 2022. Publicado em: Publicado em: 18/04/2022 | Edição: 73 | Seção:1 | Página: 152.

Clique aqui para ver o Diário Oficial.

Objetivo Geral

Formar Administradores com capacidade para compreender abordagens técnicas, científicas, sociais e econômicas,  qualificados ao exercício da profissão, para atuar de maneira crítica e inovadora no ambiente de negócios, integrando conhecimentos e habilidades práticas para identificar e resolver problemas complexos nas organizações e sociedade de forma sustentável.

Objetivos Específicos:

I. Preparar os acadêmicos para integrar os conhecimentos da área da Administração na criação e gestão de modelos de negócios sustentáveis;

II. Capacitar os discentes para analisar problemas e oportunidades nas diversas dimensões da sustentabilidade de forma sistêmica;

III. Estimular o ensino, pesquisa e extensão, no sentido de preparar administradores efetivos no campo da investigação, análise e solução de problemas;

IV. Formar profissionais capazes de usar técnicas analíticas e métodos quantitativos na análise das informações de forma crítica para uma tomada de decisão efetiva;

V. Preparar os discentes para o uso das tecnologias no ambiente organizacional e para gerenciar os recursos de forma eficiente e eficaz.

VI. Formar profissionais capazes de trabalhar em ambientes colaborativos e gerenciar conflitos nas relações de trabalho;

VII. Capacitar os discentes para uma comunicação assertiva, baseada em dados, argumentação e princípios éticos;

VIII. Preparar os futuros administradores para busca de conhecimento contínuo, com autonomia no processo de aprendizagem e formação profissional.

Perfil do Egresso

O Curso de Administração EaD da Faculdade Pan-Americana conforme a Resolução CNE/CES nº 5, de 14 de outubro de 2021, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, estabelece as seguintes competências ao perfil do egresso:

I

Integrar conhecimentos fundamentais ao AdministradorPara além de apenas deter conhecimentos fundamentais, o egresso deve ser capaz de integrá-los para criar ou aprimorar de forma inovadora os modelos de negócios, de operacionais e organizacionais, para que sejam sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais. Entre os conhecimentos fundamentais incluem-se os de Economia, Finanças, Contabilidade, Marketing, Operações e Cadeia de Suprimentos, Comportamento Humano e Organizacional, Ciências Sociais e Humanas e outros que sirvam às especificidades do curso.

O conhecimento relacionado as diversas áreas da Administração, norteia o egresso quanto aos saberes científicos e técnicos nas dimensões sociais, ambiental e econômicas, no contexto das empresas e sociedade, assim como também a administração destes saberes, de forma integrada, considerando o contexto que estão inseridos, capacidade de adaptação, tomada de decisão, absorção de informações sobre contextos atuais e emergentes no campo da Administração.

Que o discente seja capaz de utilizar teorias e modelos estudados no curso de Administração da Faculdade Pan-Americana, aplicando-os nos sistemas organizacionais, sociais, ambientais e econômicos, a partir da análise dos comportamentos das empresas e pessoas e como essas organizações impactam o bem-estar da sociedade, seja por meio de consultorias e ou elaboração, implementação de projetos. Nessa perspectiva inclui conhecimentos de formação básica, profissional e gestão, complementar e ainda na formação para atuar com métodos quantitativos, tecnologia e na busca de conhecimento recente e inovador, conforme, estabelecidos no PPC da Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito.

II

Abordar problemas e oportunidades de forma sistêmicaCompreender o ambiente, modelar os processos com base em cenários, analisando a interrelação entre as partes e os impactos ao longo do tempo. Analisar problemas e oportunidades sob diferentes dimensões (humana, social, política, ambiental, legal, ética, econômico-financeira).

III

Analisar e resolver problemasFormular problemas e/ou oportunidades, utilizando empatia com os usuários das soluções, elaborar hipóteses, analisar evidências disponíveis, diagnosticar causas prováveis e elaborar recomendações de soluções e suas métricas de sucesso passíveis de testes.

A análise e solução de problemas, refere-se a identificar problemas em contextos específicos e fazer uma análise a partir de conceitos e ferramentas qualitativas e quantitativas, para propor soluções adequadas, que o discente tenha capacidade de estruturar um problema de forma metodológica e analítica, fazendo relação causa-efeito e alternativas eficientes e eficazes para solucioná-los, fazendo relação teoria e prática e implementando plano de ação.

IV

Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidadesJulgar a qualidade da informação, diferenciando informações confiáveis de não confiáveis, e de que forma ela pode ser usada como balizadora na tomada de decisão. Identificar, sumarizar, analisar e interpretar informações qualitativas e/ou quantitativas necessárias para o atingimento de um objetivo inicial. Julgar a relevância de cada informação disponível, diferenciando meras associações de relações causais. Comunicar suas conclusões a partir da construção e análise de gráficos e de medidas descritivas. Identificar os contextos em que técnicas de inferência estatística possam ser utilizadas e, por meio delas, julgar até que ponto os resultados obtidos em uma amostra podem ser extrapolados para uma população;

Está relacionada a competência de julgar a qualidade das informações, questionar dados, fontes, informações, evidências, modelos, a partir de argumentos lógicos e racionais, com o propósito de alcançar resultados com eficiência e eficácia. Nesse contexto pode desenvolver capacidade de diferenciar evidências, reconhecer limitações, analisar pontos fortes, fazer inferências, usar teorias alternativas, desde logicamente sejam validadas.

V

Ter prontidão tecnológica e pensamento computacionalCompreender o potencial das tecnologias e aplicá-las na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Formular problemas e suas soluções, de forma que as soluções possam ser efetivamente realizadas por um agente de processamento de informações, envolvendo as etapas de decomposição dos problemas, identificação de padrões, abstração e elaboração de sequência de passos para a resolução; gerenciar recursos - Estabelecer objetivos e metas, planejar e priorizar ações, controlar o desempenho, alocar responsabilidades, mobilizar as pessoas para o resultado;

VI

Ter relacionamento interpessoalUsar de empatia e outros elementos que favoreçam a construção de relacionamentos colaborativos, que facilitem o trabalho em time e a efetiva gestão de conflitos;

Refere-se competência de gerenciar conflitos, reconhecer aspectos positivos de crescimento e evolução, interdependências, contribuindo para um clima organizacional de confiança recíproca, em busca de resultados comuns. Saber ouvir e reconhecer as necessidades individuais e coletivas, que os discentes possam trabalhar em equipe diversificadas, reconhecendo as diversas perspectivas e perfis individuais que mutuamente colaboram para coletividade, preservando a ideias criativas, trabalho colaborativo, em busca do sucesso organizacional e das pessoas.

VII

Comunicar-se de forma eficazCompartilhar ideias e conceitos de forma efetiva e apropriada à audiência e à situação, usando argumentação suportada por evidências e dados, deixando claro quando suportada apenas por indícios, com a preocupação ética de não usar dados para levar a interpretações equivocadas;

A comunicação refere-se à capacidade de compartilhar e expressar ideias e conhecimentos de forma assertiva para cada tipo de público, com elementos de argumentação sólidos, baseado em evidências de dados, de forma ética e transparente, para não gerar informações distorcidas, que possam comprometer a tomada de decisão e efetividades dos resultados.

VIII

Aprender de forma autônomaSer capaz de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e aplicá-las em contextos novos, sem a mediação de professores, tornando-se autônomo no desenvolvimento de novas competências ao longo de sua vida profissional.

Nesse aspecto, cabe destacar a capacidade do discente em assumir a responsabilidade pelo seu próprio saber, na busca de novos conhecimentos, sendo protagonista do seu processo de ensino aprendizagem, aproveitando a flexibilidade do currículo, explorando temas de interesse próprio na construção da sua formação, acompanhando as transformações do mundo trabalho e desenvolvendo novas habilidades que são frequentemente necessárias para promover a capacidade de se adaptar e continuar aprendendo ao longo da vida.

Apresentação do Curso

Clique aqui para baixar a apresentação do curso de Administração.

Apresentação do Curso

Clique aqui para baixar a apresentação do curso de Administração.

ESTRUTURA CURRICULAR:

Disciplinas Optativas

Carga Horária

Libras

60min.

Relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e indígena

60min.

Estrutura de Capital e Fontes de Financiamento

60min.

Gestão da Cadeia de Suprimentos

60min.

Noções de Finanças Internacionais

60min.

Gestão do Varejo e Serviços

60min.

Marketing para o Varejo

60min.

Política e Sociedade

60min.

Instituições de Direito Público e Privado

60min.

Direito Administrativo

60min.

Licitação Contrato e Convênio

60min.

Política, Cidadania e Diversidade

60min.

Gestão Pública

60min.

ESTRUTURA CURRICULAR:

Clique aqui para ver a estrutura curricular.

Disciplinas Optativas

Carga Horária

Libras

60min.

Relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e indígena

60min.

Estrutura de Capital e Fontes de Financiamento

60min.

Gestão da Cadeia de Suprimentos

60min.

Noções de Finanças Internacionais

60min.

Gestão do Varejo e Serviços

60min.

Marketing para o Varejo

60min.

Política e Sociedade

60min.

Instituições de Direito Público e Privado

60min.

Direito Administrativo

60min.

Licitação Contrato e Convênio

60min.

Política, Cidadania e Diversidade

60min.

Gestão Pública

60min.

Libras

60min.

Relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e indígena

60min.

Estrutura de Capital e Fontes de Financiamento

60min.

Gestão da Cadeia de Suprimentos

60min.

Noções de Finanças Internacionais

60min.

Gestão do Varejo e Serviços

60min.

Marketing para o Varejo

60min.

Política e Sociedade

60min.

Instituições de Direito Público e Privado

60min.

Direito Administrativo

60min.

Licitação Contrato e Convênio

60min.

Política, Cidadania e Diversidade

60min.

Gestão Pública

60min.

Integralização da Estrutura Curricular

Carga Horário

Disciplinas Curriculares Obrigatórias

2740min.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

60min.

Atividades Complementares

120min.

Seminários Temáticos I e II

40min.

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

2960min.

Carga horária de disciplinas optativas

240min.

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

3200min.

LIBRAS (optativa / ENADE (obrigatório)

60h

CERTIFICADO:

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

*As práticas Curriculares de Extensão correspondem a 10% do total da carga horária curricular estudantil, em consonância com a Resolução nº 7, de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PENE 2014-2024 e dá outras providencias.

Integralização da Estrutura Curricular

Disciplinas Curriculares Obrigatórias

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Atividades Complementares

Seminários Temáticos I e II

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Carga horária de disciplinas optativas

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

LIBRAS (60h optativa / ENADE (obrigatório)

CERTIFICADO: BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

Carga Horária

2740min.

60min.

120min.

40min.

2960min.

240min.

3200min.

*As práticas Curriculares de Extensão correspondem a 10% do total da carga horária curricular estudantil, em consonância com a Resolução nº 7, de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PENE 2014-2024 e dá outras providencias.

Relação Nominal dos Docentes Vinculados Ao Curso de Administração

Antônio Carlos Cantero Dorsa

Ana Cristina Baruffi

Andre de Faria Thomaz

Carolina Casella Galli

Elaine Cristina Paganotti

Enderson Lopes Guimarães

Fabio Vizeu Ferreira

Hélcio Kronberg

Rodrigo Assunção Rosa

Rodrigo Alexandre de Melo

Priscila Luciene Santos de Lima

Sílvio Bortoleto

Simone Wachter Muller Montoro

Rosangela Vargas Cassola

Relação Nominal dos Tutores

Adilson do Carmo Bassan

Andre de Faria Thomaz

Amaury Cardoso Rios

Coordenação

Elaine Cristina Paganotti

Pular para o conteúdo